Visitar Rabat Marrocos

Visitar Rabat Marrocos

Rabat é a cidade capital de Marrocos e está localizada na costa Atlântica, na margem esquerda da foz do rio Bouregreg, em frente a Salé.

Rabat é a capital do reino de Marrocos, localizando-se na orla costeira, a norte do país. Tem uma população de pouco mais de dois milhões de habitantes e está repleta de atractivos que chamam a si inúmeros visitantes.

Hoje em dia a sua posição central e a riqueza cultural e arquitectónica de Rabat, uma das “Quatro Cidades Imperiais”, atrai os visitantes que desejam ver este sítio classificado pela UNESCO, desde 2012, como Património Mundial em Marrocos.

História de Rabat

Pode-se dizer que foi fundada no ano de 1146, quando Abd al-Mu’min transformou a pequena povoação que ali existia numa fortaleza de consideráveis dimensões. O califa Abu Yusuf Yaqub al-Mansur escolheu Rabat para sua capital pouco depois, uma condição que depois de várias mudanças voltou a verificar-se em 1912, por decisão do administrador francês do território, o General Hubert Lyautey, tendo sido reconfirmada como capital após a independência de Marrocos.

Com a morte de Abu Yusuf Yaqub al-Mansur iniciou-se uma fase de declínio da cidade, que perdeu gradualmente importância para Fez e no início do século XVI apenas cem casas permaneciam ocupadas.

No século XVII existia aqui uma unidade política independente, a República de Bou Regreg, formada pela união entre Rabat e Salé, que se dedicava à pirataria e ao corso. Apesar do esforço das dinastias reinantes em Marrocos e das potências europeias, esta república de piratas manteve-se até 1818 mas mesmo após essa data Rabat continuou a ser usada como base para alguns ataques marítimos, o que provocou o bombardeamento da cidade por uma força naval Austro-Húngara na sequência ao apresamento de um navio do Império Habsburgo por parte de piratas ali baseados.

Quando Visitar Rabat

Encontrando-se na orla costeira, Rabat não se torna tão insuportável como as cidades do interior quando chegam as altas temperaturas de Verão. Mesmo assim será melhor visitar nas épocas do ano mais temperadas, Abril e Maio ou de Setembro à primeira metade de Outubro. Nos meses de Inverno o tempo pode ser desagradável com algum frio e precipitação abundante.

Rabat: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Veja ainda

Páginas mais recentes