Agadir está situada no sul de Marrocos e é um dos mais famosos destinos de praia do país. Também é conhecida pelo seu Parque Nacional de Souss-Massa.
A cidade de Agadir é a capital da região de Souss-Massa-Drâa e é o maior porto de pesca de Marrocos. Com um clima ameno e sol durante o ano todo, as praias de Agadir possuem areia fina e estão a apenas 3 horas das principais cidades da Europa.
Agadir é simples e moderna e tem uma arquitetura contemporânea. Suas casas e edifícios são pintados de branco, possui avenidas largas, jardins e grandes áreas verdes e também uma flora e fauna espetacular.
A Baía de Agadir é visitada por turistas do mundo todo e a praia, que se estende por 10 km, tem águas quentes e transparentes e é rodeada por muita infraestrutura.
São diversos hotéis, restaurantes, casas noturnas, piscinas, spas, banhos turcos, passeios de barco, golfe e uma infinidade de esportes náuticos.
História de Agadir
O nome Agadir foi oficialmente declarado pela primeira vez em 1510, quando o local era apenas uma aldeia de pouca notoriedade. Os portugueses chegaram a tentar conquistar Agadir na época, mas perderam a batalha para o então xerife Mohammed ech-Cheikh.
Somente no século XVII que Agadir começou a se tornar uma baia de importância, por fazer comércio de cera, couro e açúcar com a Europa em troca de tecidos, armas e outros produtos manufaturados.
Em 1731, um terremoto forte atinge Agadir, que recebe a ajuda da Holanda em 1746 para ser reconstruída. A cidade acabou por sofrer um declínio em 1760, que durou cerca de 150 anos, devido a decisão do sultão Alawita Sidi Mohammed ben Abdallah de dar prioridade ao porto de Mogadouro, pertencente a Portugal nessa época.
Após a cidade ficar quase deserta, ela teve o seu comércio restabelecido em 1881 pelo sultão Moulay Hassan. Em 1913, Agadir tinha menos de mil habitantes e poucos anos depois teve um porto construído por tropas francesas que ali chegaram.
A partir de 1930, Agadir começou a crescer. Um centro moderno foi construído e a exploração de minérios, a pesca e a agricultura começaram a se desenvolver.
Em 1952 a cidade organizou o “Grande Prémio do Automóvel” que movimentou o turismo e em 1956 teve o Aeroporto internacional de Agadir Al Massira-Marrocos inaugurado.
No entanto, Agadir sofreu novamente com um forte terremoto em 1960 que matou 20 mil pessoas, cerca da metade de sua população. Apesar da tragédia, o então rei Mohammed V de Marrocos decidiu reconstruir a cidade.
Ela foi edificada com arquitetura moderna que contrasta com a paisagem marroquina, o que acabou por impulsionar um surto demográfico que transformou-a em um dos centros turísticos mais importantes de Marrocos.
Hoje, Agadir é o maior exportador de sardinha do mundo e um importante porto comercial e possui uma população de 344 422 habitantes.
Quando Visitar Agadir
Qual é a melhor época do ano para visitar Agadir? Bom, como já dissemos, o clima lá é ameno e a água tem temperatura boa para nadar durante o ano todo.
O período mais quente em Agadir é durante o verão nos meses de Julho e Agosto. E em Junho e Julho geralmente o clima é mais seco, enquanto que as chuvas ocorrem em Novembro e Fevereiro.
Para quem não é muito fã de calor, é considerado perfeito viajar entre os meses de Setembro e Dezembro, quando a temperatura máxima chega aos 23°C.
De Março a Junho chove pouco e a temperatura máxima é de 31°C, o que também é considerada uma boa época para visitar Agadir.
De Julho a Agosto chove cerca de 13mm e a temperatura sobe para 36°C. Enquanto que nos meses de Janeiro e Fevereiro chove bem mais, cerca de 61mm e a temperatura máxima fica em torno dos 23°C.
Temperatura em Agadir
■ Veja a página: Fotografias de Agadir.
Asilah: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)
- 1- Agadir, Guia de Viagem (Início/você está aqui)
- 2- O que Visitar em Agadir
- 3- Outros Locais a Ver em Agadir
- 4- Como Chegar a Agadir
- 5- O Que Fazer em Agadir