O kaftan é uma túnica muito tradicional em Marrocos e usada em vários países de África, Àsia e Médio Oriente.
A túnica, com mangas largas, teve origem na Pérsia antiga e manteve-se até aos dias de hoje.
O kaftan pode ter mangas compridas ou curtas, mas são sempre largas. Pode ser feito em vários tecidos e pode ser mais curto ou até aos pés.
Igual para todos os modelos de kaftans é que são em formato largo e, por isso, dão para vários tamanhos.
O kaftan é associado à cultura islâmica.
Inicialmente eram as vestes de membros do poder judicial, mas depois a moda alargou a outras áreas e classes da sociedade.
Aliás, a moda do kaftan é mundial. Seja para vestidos clássicos como para saídas de praia. O molde do kaftan foi adaptado e muitas mulheres usam-nos hoje em dia como bonitas túnicas, com padrões e cores muito alegres, conjugados com acessórios modernos.
Vídeo de passagem de modelos com Kaftan
Curiosamente, conta a história que os kaftans usados pelos sultões otomanos era decorados com pormenores, que indicavam a sua classe social.
Em Marrocos os kaftans são só por mulheres. As vestes podem ser transformadas em roupas do dia-a-dia, ou então podem ser usados em ocasiões festivas, incluindo em casamentos.
O takchita é um conjunto de duas peças: uma mais fina e outra que se usa por cima, para as celebrações mais importantes, com maiores trabalhados nos tecidos.
Os kaftans mais trabalhados são quase sempre muito caros – alguns podem ser bordados a ouro – porque exigem muito trabalho, todo ele artesanal.
Existem várias lojas que vendem os kaftans, mas também podem ser feitos à medida. Como é algo trabalhoso, se tiver ideia de encomendar faça-o quanto antes, para o ter pronto a tempo.
Apesar de em Marrocos só as mulheres usarem os kaftans, noutras zonas do globo, as vestes são usadas por ambos os sexos e todas as idades, com versões tipo túnica ou tipo robe.