Para quem gosta de artesanato, Marrocos é uma perdição, de tanta coisa que apetece trazer connosco.
E prepare-se para negociar, porque os marroquinos só assim sabem fazer negócio. Existem cidades mais turísticas onde abordam mais, mas noutras cidades menos turísticas pode andar a fazer compras sem se ser tão pressionado.
Ainda assim, no final, vai ter sempre de negociar com eles. Eles também esperam que você regateie. Os souks são os locais tradiconais de venda de produtos regionais, artesanato, tanto de roupa, como decoração ou comida.
O artesanato é o reflexo de qualquer cultura e em Marrocos não é diferente.
A cultura e tradições marroquinas estão espelhadas também na arte dos artesãos, que é passada de geração em geração. Em todas as cidades marroquinas há artesanato à venda e muito variado e cada cidade tem um ou outro tipo que é mais característica da sua região.
Em Rabat, por exemplo, são mais vendidos bordados e tapetes, em Marraquexe destacam-se as peças de trabalho com couros (malas, carteiras e os chinelos, chamados babouches) e em Essaouira mais jóias, cestos e peças em madeira.
Já Fez, por exemplo, é mais conhecida por ter peças em barro azul, pratos de cobre e couros variados. Não quer dizer que não tenham todas as outras peças de artesanato mas há zonas onde são mais ou menos relevantes.
Ainda fazem parte do artesanato, as tagines de barro – tem de as levar bem embrulhadas para não partirem pelo caminho – pufs de pele, malas e carteiras e as lamparinas como as de Aladino e do seu génio.
Lamentavelmente estas vêm sem génio, eheh!
Pode também comprar os objectos que fazem parte do ritual do chá marroquino, como os copos de vidro, açucareiro e os bules de chá feitos de latão ou banhados em prata.
Ainda dentro do artesanato estão as roupas tradicionais como o kaftan, ou as echarpes que consoante as cores são para diferentes zonas e efeitos.
Os azuis, por exemplo, são usados pelas tribos no deserto e chamam-se “shemagh”. Também tem écharpes mais chiques, com fios de seda, feitos com diversas cores.
Os tapetes marroquinos são uma peça também cultural e fazem parte do artesanato do país. Peças resistentes com desenhos e cores que fazem parte da cultura das tribos e que são feitos manualmente, usando materiais locais.
Pequenos camelos de decoração, feitos em pele, instrumentos de pele e madeira ou cobre são outros artigos que são comprados como recordações marroquinas.
Os espelhos que são trabalhados, à volta, e os candeeiros, lanternas e todo o tipo de objectos que usam para iluminação, também fazem parte da lista de compras de artesanato em Marrocos.
São peças trabalhadas à mão em vidro ou em metal, mas também podem ser em pele trabalhada e pintadas.
Nos souks pode assistir ao trabalho dos ourives, ao vivo, as peças de joalharia mas também de decoração.
As jóias são principalmente em ouro e prata com pedras preciosas. São peças usadas em ocasiões festivais e importantes.