Feito com óleo de Argan, o Amlou é uma mistura de amêndoas tostadas e mel, que faz parte da cozinha tradicional marroquina. Amlou em Marrocos Amlou em Marrocos Amlou é muitas vezes chamado de “Nutella marroquina“. Muitos comparam o amlou com a manteiga de amendoim, mas tanto o processo de confecção como os materiais são diferentes. A principal diferença está no óleo.
O amlou é um delicioso e doce creme de amêndoa com mel e óleo argan puro.
O óleo de Argan, que é somente encontrado em Marrocos, vem da árvore de Argania Spinosa, que consegue viver em terrenos com pouca água. O óleo é usado em produtos cosméticos, mas também na culinária. Amlou é uma receita típica marroquina – 100% natural – mas mais tradicional na região de Souss, principalmente nas regiões montanhosas. O que não quer dizer que não encontre noutros locais.
Há vários tipos de amlou, e, normalmente o mais barato só tem amendoim, açúcar e óleo normal. O mais caro é só confeccionado com amêndoas, mel e óleo de argan puro. Pode-se comprar frascos de amlou em qualquer grande e médio supermercado em Marrocos. Há várias marcas mas veja bem os ingredientes antes de comprar. Tente comprar sempre o mais natural possível. Pode encontrar Amlou servido nos hotéis para turistas, mas também nas ruas, através do processo tradicional que mói as amêndoas, esmagando-as até ficarem reduzidas a pó. A máquina manual permite também adicionar o óleo e o mel e é de onde sai o produto final comestível.
Amlou
O Amlou é muito servido ao pequeno-almoço, ou lanche, e acompanhado com tostas, crepes ou pão. Como é algo muito doce, é uma refeição que providencia muita energia ao organismo, com minerais e vitaminas. Pode ser acompanhado com chá.
Ingredientes:
- 500g de amêndoas
- 1 chávena de óleo de Argan
- ½ chávena de mel
Como preparar:
- Para fazer Amlou, primeiro deve tostar as amêndoas no forno, durante cerca de 15 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 190º e depois coloque as amêndoas a tostar.
- Retire quando estiverem crocantes e, depois de arrefecidas, pode picá-las até ficarem em pó.
- O próximo passo consiste em ir adicionando óleo e misturando tudo, até ficar transformado numa pasta.
- Adicione o óleo aos poucos e não todo de uma vez.
- É muito importante que o processo seja lento para o pó das amêndoas absorver o óleo.
- A textura depende do seu gosto: se quer mais ou menos consistente.
- Se quiser mais líquido acrescente mais óleo, e se quiser menos não coloque tanto.
- No final, junte o mel e pode até colocar num boião ou tigela para servir à mesa.
- Geralmente, o Amlou é comido com pão, tostas e mesmo com crepes ou msmen (um estilo de crepe tradicional marroquino.
- Conserve em lugar frio e seco.