Visitar Casablanca Marrocos

Visitar Casablanca Marrocos

3- Outros Locais a Ver em Casablanca

Praça Mohamed V

A principal praça de Casablanca, ampla e sempre cheia de vida, é um local ideal para observar as pessoas da cidade. Recentemente remodelada, foi dotada de uma fonte e palmeiras e foi construído o Grand Théâtre de Casablanca, desenhado pelo arquitecto francês nascido em Marrocos, Christian de Portzamparc. A praça está rodeada de bonitos edifícios estatais com toques de mourisco que são bastante fotogénicos e que simbolizam o estilo que o general francês Lyautey concebeu para a cidade no início da ocupação. É o caso da Perfeitura, do Palácio da Justiça, do Consulado Francês e do Banco Central.

Cineteatro Rialto

Se gosta de locais com história e um pouco decadentes e se quando pensa em Casablanca lhe vem à ideia o famoso filme de 1942, não deverá perder o Cinéma Rialto. Esta sala de espectáculos clássica foi inaugurada em 1930, construída em estilo Art Nouveau, e ainda hoje se encontra activa, podendo ser avistada na rue Mohammed Qorr. O seu passado foi abrilhantado por estrelas como Edith Piaf e Josephine Baker, que aqui actuaram.

Torre do relógio

Encontra-se na principal porta de acesso à antiga medina, a Bab Marrakesh, sendo um dos marcos mais icónicos de Casablanca. Tem vinte metros de altura, sendo um símbolo do período colonial. Contudo, convém ter em mente que a actual Torre do Relógio não é a original. Essa, foi construída em 1911 por ordem do capitão francês Dessigny, que pretendia demonstrar aos marroquinos a importância de abraçar o ritmo de vida de uma sociedade moderna, degradou-se com o correr dos tempos e foi desmantelada em 1950. A Torre do relógio que hoje podemos ver em Casablanca é uma réplica erigida em 1993.

Morocco Mall

Se gosta de centros comerciais não quererá perder o Morocco Mall, um dos maiores de África, e o local mais procurado em Casablanca para compras num ambiente moderno. Como seria de esperar todas as principais marcas de moda estão aqui presentes e a arquitectura do espaço é curiosa, dentro do género. Tem um lago, uma bonita fonte e um aquário com diversas espécies oceânicas.

Rick’s Café

Este café é inspirado no famoso Rick’s Café, cenário central do filme Casablanca, que na película é um cabaret pertencente ao norte-americano Rick Blaine (Humphrey Bogart). Muitas pessoas esquecem-se que o filme foi rodado em Hollywood e pensam que este é o verdadeiro Rick Café. Não é, claro, mas mesmo assim ganhou tamanha dimensão que se tornou num marco da vida social em Casablanca e poderão passar por aqui para uma refeição e ouvir um pouco de jazz. Convém reservar mesa, especialmente ao fim-de-semana.

Souk Jma

Um mercado talhado para quem gosta verdadeiramente de especiarias. Junto ao souk de especiarias existe um mercado onde se vendem bens diversos, incluindo caracóis.

Tamaris Aquaparc

O Tamaris Aquaparc fica na Route d’Azemmour Km 15 e é o maior parque aquático de Marrocos. é o local ideal para passar uma tarde no verão, principalmente se está a viajar com crianças.

Bairro de Habous

O Bairro de Habous foi construído na década de 1920, é um dos bairros mais antigos da cidade e está localizado a sudeste de Casablanca.

O bairro, que segue a arquitetura moderna, com arcos de pedra e pequenas praças. É um centro religioso e cultural, que abriga muitas lojas de artesanato, livrarias e o Ministério de Assuntos Islâmicos de Marrocos.

Mahakma du Pasha

Por vezes chamado de “Prefeitura de Habous”, trata-se de um interessante edifício localizado no Quartier Habous, mais especificamente entre o Palais Royal e o Souq de Habous. O seu nome pode ser traduzido mais ou menos como “o tribunal do pasha”. Foi construído entre 1948 e 1952 e chegou a ser a residência do primeiro-ministro. É dotado com mais de 60 quartos ricamente ornamentados e hoje em dia desempenhando funções administrativas enquanto tribunal, sendo por vezes usado para receber eventos oficiais. O edifício está por vezes aberto ao público, mas de uma forma errática, e apenas com alguma sorte o poderá visitar por dentro.

Mausoléu de Sidi Abderrahman

Construído numa rocha na orla marítima já para além da Corniche está apenas acessível com a maré vazia. Note que apenas os muçulmanos podem aceder ao mausoléu, mas toda a gente é bem vinda à espécie de medina que se desenvolveu nas suas imediações. A melhor perspectiva do mausoléu obtém-se a partir da praia

Posto Central dos Correios

O Posto Central dos Correios é um edifício histórico, datado de 1918, que ainda está em uso enquanto tal. O lugar ideal para enviar os seus postais de Marrocos, podendo aproveitar para observar os bonitos mosaicos e a complexidade arquitectónica da fachada, composta por elementos curvos e rectangulares que se combinam numa forma bastante criativa.

Parque ISESCO

Um parque urbano muito bem tratado, conhecido como “o segundo pulmão da cidade”. Um lugar adequado para usufruir de um pouco de tranquilidade depois de um dia preenchido a visitar a agitada Casablanca. Encontra-se rodeado de interessantes vivendas art deco e chega-se até ele depois de uns 10 minutos a pé desde a nova medina.

Igreja de São João Evangelista

Trata-se da mais antiga igreja de Casablanca, e curiosamente em vez de católica é anglicana. Foi construída em 1906, em terrenos pertencentes à Coroa Britânica. Nos dias de hoje continua activa. Duas curiosidades: o cemitério que lhe está adjacentes é ainda mais antigo, com túmulos desde 1864, e o púlpito da igreja foi doado pelo General Patton, que desembarcou em Marrocos com as suas tropas em 1942.

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

Está longe de ser uma igreja antiga, tendo sido concluída em 1956, basicamente na altura em que Marrocos se tornou independente. Tem algumas peculiaridades arquitectónicas, como a cobertura de betão armado que parece proteger as portas de entrada na igreja, mas são os seus vitrais que a tornam única, projectando as fabulosas cores dos vidros no interior da nave.

Villa des Arts de Casablanca

Esta galeria de arte, gerida por uma organização não lucrativa, a ONA, está instalada numa bonita vivenda art deco datada de 1934 e com frequência expõe colecções de artistas marroquinos e estrangeiros. Fica no número 30 do Boulevard Brahim Roudani. Está aberta das 9:30 às 17:00, todos os dias excepto Segundas-feiras. Entrada gratuita.

Sqala de Casablanca

A Sqala é um bastião defensivo do século XVIII, tudo o que resta da fortaleza portuguesa dessa época, localizada na periferia da medina. Existe no local um café restaurante de preços elevados.

Sqala Café Maure

Sqala Café Maure é um restaurante marroquino localizado na Boulevard des Almohades, de frente para o porto.

O local foi construído pelo sultão Mohammed Ben Abdallah no século XVIII e era um forte antes de ser convertido em um restaurante.

É possível entrar somente para visitar e ver o belo jardim e os antigos canhões que apontam para o oceano e quem sabe tomar um chá apreciando a tranquilidade do local.

Festivais e Eventos em Casablanca

Além dos pontos turísticos de Casablanca, a cidade marroquina oferece diferentes festivais durantes alguns dias do mês de Julho. 

Festival Casa Música: é um festival de música internacional com artistas do mundo todo tocando diversos estilos e que atrai um público de cerca de 1,5 milhões de pessoas.

http://www.fav.ma

Boulevard: é um festival de música urbana que engloba o rock e o rap e que dá espaço para os artistas de Marrocos se apresentarem para seu público e serem conhecidos por um público maior. Enquanto a música rola, acontecem ainda workshops e concursos no festival.

http://boulevard.ma

Festival de Teatro e Cultura: é um festival eclético com criações artísticas de vários países e engloba o teatro, a dança, concertos, palestras e outras experiências multiculturais.

http://www.fav.ma

Maratona Internacional de Casablanca: além dos festivais de música e artes, em julho também ocorre uma das maratonas mais famosas do mundo. Ao longo dos seus 42 km, os participantes passam por ruas arborizadas e por pontos turísticos como o centro da cidade com sua arquitetura Art deco até a Corniche à beira-mar.

https://www.facebook.com/casamarathon/

A região de Casablanca

A volta de Casablanca também existem muitos lugares a visitar, como praias, natureza e opções de gastronomia.

El Jadida: cidade situada de frente para o mar, na costa ocidental de Marrocos. Possui uma mistura única das culturas marroquina e europeia e foi cenário para o filme “Othello” de 1951, dirigido por Orson Welles.

Na cidade está localizado o Mazagan Beach & Golf Resort, um resort 5 estrela com quartos de luxo, casino, campo de golfe e diversas atividades para poder viver as férias inesquecíveis.

Sidi Rahal: praia localizada a cerca de 30 km a sudoeste de Casablanca, muito procurada para a prática de surf, principalmente durante o inverno.

Dar Bouazza: outra praia da região a ser visitada. Situa-se a cerca de 20 km a oeste de Casablanca.

Tamaris: cidade que acolhe diversas praias privadas e restaurantes que atraem jovens e famílias.

Dahomey: praia localizada em direção a Rabat, que é agradável para os turistas e possui boas ondas para os surfistas.

Benslimane: a cidade localizada a 60 km de Casablanca é uma região conhecida por seu clima e pelo golfe. É uma cidade importante para o ecoturismo de Marrocos e está situada numa área de mais de 60 mil hectares de ciprestes, azinheiras e cedros.

Mohammedia: situada a 25 km de Casablanca, é uma zona de estudantes, com diversas escolas e faculdades de renome e é também uma zona industrial, famosa pelo seu porto de pesca e alta qualidade dos seus restaurantes de peixe.

Em Mohammedia encontram-se ainda a mesquita branca, construída pelo Sultão Sidi Mohammed Ben Abdellah e o centro nautico para a prática de vela, jet ski e pesca desportiva.

E na Primavera, acontece o Festival da Flor, onde a cidade é adornada com decorações florais e fica conhecida como a Cidade das Flores.

Azemmour: é uma cidade localizada na costa atlântica do norte de Marrocos e fica à margem do rio Oum Er R’bia. Os turistas podem visitar a ruína de Casbah, que possui janelas no estilo gótico e apreciar a arquitetura das casas da cidade que possuem influência da arquitetura Portuguesa.

Casbah Boulaoune: é uma fortaleza construída sobre uma colina no século XVII, pelo sultão Moulay Ismail, e que hoje é um patrimônio para o Marrocos. De frente para o vale, o edifício possui impressionantes vistas panorâmicas.

Lagoa de Oualidia: situada entre El Jadida e Safi, a lagoa e a praia de águas calmas possuem as condições ideais para nadar e a vila de pescadores atrai muitos turistas que querem saborear as ostras e os peixes frescos.

Casablanca: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)