4- O Que Fazer em Saïdia
Actividades de Verão
Na temperatura certa, Saïdia é um lugar perfeito para a prática de esportes e atividades aquáticas, por ter um vento moderado e constante e mar pouco agitado.
Na marina e no porto pode-se encontrar passeios de iate e cruzeiros e pesca a bordo de veleiros e catamarãs. Outra atividade perfeita para ser feita ali é o mergulho para admirar a fauna e flora das águas cristalinas do Mar Mediterrâneo.
Saïdia é um ponto muito interessante para se fazer mergulho por não ter corrente forte no mar e possuir bons equipamentos disponíveis para esta prática.
Durante a temporada de verão, aulas de equitação e passeios a cavalo são organizados em Saïdia. Marrocos, inclusive, é conhecido por por seus cavalos marroquinos puro-sangue, elegantes e robustos.
Festivais de música de Saïdia
Festival Internacional de Raï em Oujda: festival de música que reúne artistas de Marrocos e da Argélia. Acontece todos os anos no mês de Julho e é o maior festival em números de de visitantes em Marrocos, depois da cidade de Casablanca.
Festival de Música Gharnati em Oujda: o estilo musical Gharnati (de Granada) é uma tradição desenvolvida pelos árabes durante a ocupação da Espanha no século XV. E Oujda acabou por manter esta tradição, organizando o festival durante todos os anos, no mês de Março.
Festival popular Reggada: festival de reggada, que acolhe também os estilos Raï e Gharnati. Reggada é um estilo musical que engloba instrumentos e dança originários de uma antiga dança de guerra dos combatentes rufianos, e que hoje é muito popular no nordeste de Marrocos. O festival acontece todos os anos no mês de Agosto.
O que e onde comer em Saïdia
A culinária marroquina é reconhecida em todo o mundo e a região de Saïdia não fica de fora quanto à riqueza de sabores.
O karané, por exemplo, é uma especialidade da cidade de Oujda (65 km de Saïdia). Ele é um purê cremoso feito de grão-de-bico e de uma farinha grossa e é um prato imperdível de ser provado, se estiver na região.
O berkoukech é uma sopa picante feita de legumes da estação e trigo. É muito nutritiva e também muito tradicional na região. De acordo com a tradição, os marroquinos a tomam no terceiro dia após o nascimento de um filho e também em dias de festa.
A região de Saidia também é conhecida pelos doces de kaaks, que são biscoitos em forma de anéis preparados à base de farinha, sementes de gergelim, cardamomo e anis, e os makrouts, que são bolinhos fritos recheados com tâmaras e semolina e servidos mergulhados no mel.
Os doces estão sempre presentes na hora do lanche e em ocasiões especiais, acompanhados de chá ou do pão tradicional de Marrocos.
A seguir veja algumas recomendações de lugares para comer em Saïdia.
Endereço: Boulevard Hassan 2 96 63600 Saïdia
Endereço: Bd Moulay Abdellah | Derrier Comping Tennis, Saidia 63602, Marrocos
Endereço: Bb Mohamed V Saidia (637,15 km) 62000 Saïdia
Endereço: Avenue Mohamed V, Saïdia 63600
Endereço: 10 Avenue Bir Anzarane, Saïdia
Onde fazer compras em Saïdia?
Em Saïdia encontrará o Medina Center ou Medina Mall, um shopping center ao ar livre, inspirado no Ibn Battuta Mall de Dubai, porém com arquitetura tradicional marroquina.
Ele está situado na Marina de Saïdia e possui mais de 200 marcas, restaurantes e serviços, como bancos e ginásio, o que faz dele o maior centro comercial do norte da África.
No shopping ainda encontra-se o hipermercado Marjane, lojas de várias marcas de luxo internacionais, um complexo de cinemas e área de lazer.
Em Saïdia ainda é organizado todos os domingos um mercado tradicional ao ar livre, no centro da cidade.
Saidia: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)
- 1- Saidia, Guia de Viagem (Início)
- 2- O que Visitar em Saidia
- 3- Como Chegar a Saidia
- 4- O Que Fazer em Saïdia (você está aqui)