2- O que visitar em Tanger – Locais principais
Medina: é a principal atração de Tânger. Um labirinto de becos comerciais e residenciais contido pelas paredes de uma fortaleza portuguesa do século XV, embora a maioria dos edifícios sejam relativamente novos para uma medina marroquina. Limpa e bem iluminada, o lugar está cheio de tesouros para os viajantes, que vão desde observar o dia a dia dos marroquinos até fazer compras nos souks (mercados tradicionais).
Hercules Cave: é uma caverna que recebe este nome, ao passo que existe uma lenda de que Hércules teria passado uma noite ali. A caverna é pequena, mas interessante, com vista para o mar por meio de um buraco. Os turistas costumam adorar esta atração que é gratuita e paga-se apenas o transporte até o local.
Cabo Espartel (Cap Spartel): é um cabo localizado na costa de Marrocos, com um farol no topo do penhasco. As pessoas que vão até o local têm uma vista magnífica da união do Oceano Atlântico com o Mar Mediterrâneo.
Kasbah de Tânger: é a fortaleza da cidade e vale a pena ser visitada para mergulhar na cultura da cidade e imaginar-se nos tempos da Idade Média.
Parc Perdicaris: é um grandioso parque natural ideal para passar alguns momentos próximo à natureza, relaxar e respirar ar puro.
Kasbah Museum: este museu recentemente remodelado está situado no antigo palácio do sultão de Dar El Makhzen. O foco das exposições está na história da área desde os tempos pré-históricos até o século XIX.
Os destaques particulares são o mosaico de Vênus de Volubilis e as estátuas, além das réplicas de mapas gigantes. O primeiro mapa acompanha rotas comerciais do comércio fenício de metais até os produtos eletrônicos do século XXI; o segundo é um lindo mapa do mundo feito em Tânger em 1154 (dica: está de cabeça para baixo do ponto de vista do espectador). O museu fica fora da medina – siga até o extremo oeste na parte mais alta da cidade, entre no portão Bab Kasbah e vá pela estrada que leva até o museu.
Museu da Legação Americana de Tânger (American Legation): este museu, em uma elegante mansão de cinco andares, possui algumas exibições incomuns, incluindo um tapete marroquino de estrelas e listras e uma carta de 1839 de um cônsul dos Estados Unidos que recebeu dois leões como presente diplomático.
O museu também tem uma impressionante exibição de pinturas que dão uma visão do passado de Tânger através dos olhos de seus artistas, mais notavelmente o escocês James McBey, cuja pintura de sua criada Zohra, foi chamada de Mona Lisa marroquina. Há uma pequena livraria e uma ala dedicada ao autor americano Paul Bowles.
Praia de Tânger: é um local movimentado durante todo o dia, bom para caminhar ou correr pela orla e tirar belas fotos. Durante a noite fica muito movimentado também, pelos bares, restaurantes e clubs da região.
Grand Socco: é um grande mercado tradicional em Tânger e é a entrada oficial da medina. O termo socco é uma versão espanhola do souk árabe. No local há uma praça maravilhosa para observar o mov
imento ou parar para tomar um chá e lá também está o Cinema Rif, um cinema que exibe filmes nacionais e internacionais e possui uma arquitetura Art Deco.
Petit Socco: este local já foi um dia o ponto de tráfico de drogas mais famoso de Tânger e de todas as formas de prostituição. No entanto, atualmente as fachadas estão pintadas e os turistas são passeiam por ali tranquilamente.
Igreja de Santo André: é uma das esquisitices mais encantadoras de Tânger. Concluída em 1890 em terras concedidas pelo sultão Hassan, o interior desta igreja anglicana é decorado em alto estilo Fassi, com a oração do Pai Nosso em árabe sobre o altar. Atrás do altar há uma fenda que indica a direção de Meca, com citações esculpidas do Alcorão.
No local há um cemitério, onde está enterrado o jornalista e explorador marroquino Tanjaoui Walter Harris, juntamente com Thomas Kirby Green, um dos prisioneiros de guerra baleados durante o ‘Great Escape’. Há também uma seção sombria de sepulturas de guerra de tripulações inteiras.
Sinagoga Nahon (Old Synagogue): situado entre Grand e Petit Soccos, este é um local de culto da religião judaica que está aberto há mais de um século e acabou por tornar-se um museu com objetos de outras sinagogas. Possui uma bela arquitetura no estilo mourisco-espanhol, que encanta a quem a visita.
Tumba de Ibne Batuta: é o modesto túmulo de Ibne Batuta, que foi um viajante e explorador berbere, nascido em Tânger em 1304. Estudioso e juiz, Ibn Battuta viajou pelo norte da África, pelo Oriente Médio e depois pela Rússia, Ásia Central e China, retornando por meio do Sri Lanka e da África Oriental. Depois de parar em casa, ele então viajou para o Saara e África Ocidental, e resolveu escrever tudo sobre as suas viagens em 1355.
Fondation Lorin: é um museu de arte que fica em uma antiga sinagoga. Aqui encontrará uma sala aberta de dois andares com uma envolvente coleção de fotografias em preto e branco do Tejo dos séculos XIX e XX. Enquanto isso, provavelmente haverá uma produção teatral infantil no centro – já que o museu funciona como uma oficina para crianças carentes, que dá vida à exibição estática.
Grande Mesquita de Tânger: é uma mesquita na área de Grand Socco, que foi construída no local de uma antiga catedral portuguesa que, por sua vez, ficava num templo romano dedicado a Hércules. A mesquita remonta ao período de Moulay Ismail e foi ampliada em 1815 por Moulay Sliman. Mohammed V visitou o local em 11 de abril de 1947, fazendo um discurso histórico nos Jardins Mendoubia.
Jardins de La Mendoubia: é um grande parque muito arborizado e frequentado por famílias para relaxar e estar em um ambiente um pouco mais fresco nos dias de calor. Os jardins são rodeados por uma linha elegante de edifícios coloniais e uma das principais características do parque é uma árvore banyan (figueira-de-bengala) que tem mais de 800 anos de idade.
Terrasse des Paresseux (Terraço do Preguiçoso): é um terraço que no passado era o local onde ricos iam para descansar e ter uma bela vista panorâmica da cidade, do porto, da Espanha e, em um dia muito claro, de Gibraltar também. Hoje o local é muito visitado por turistas que querem aproveitar a vista e ver o conjunto de antigos canhões que ainda estão por lá. No local foi gravada uma cena do filme “The Bourne Ultimatum”.
Wafa Even Parc: é um parque de diversões para crianças que oferece carrinhos de bate-bate, castelos infláveis, uma montanha-russa com mini-looping e uma roda-gigante brilhantemente iluminada. Os aromas de algodão doce e nozes caramelizadas flutuam em um espetáculo colorido e barulhento no centro da cidade.
Tanjazz: é um festival de jazz organizado todos os anos em Tânger, dedicado a todos os tipos de música semelhantes ao jazz. O festival engloba concertos gratuitos em palcos públicos da cidade, entretenimento de rua, shows e atividades no Palácio das instituições Italianas.
Nuits Sonores Tanger: é um festival de música de vanguarda gratuito. É um desdobramento do original Nuits Sonores em Lyon, na França, e se apóia fortemente na música eletrônica e nas artes contemporâneas.
Tânger: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)
- 1- Tânger, Guia de Viagem (Início)
- 2- O que Visitar em Tânger (você está aqui)
- 3- Como chegar em Tânger
- 4- O Que Fazer em Tânger