Visitar Tétouan Marrocos

Visitar Tétouan Marrocos

2- O que visitar em Tétouan – Locais principais

O que visitar em Tetouan. Locais e monumentos principais da cidade.

Medina de Tétouan: é classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1997 e é a parte mais movimentada da cidade. São 5 km de muralhas abertas por sete portas esculpidas, a Bab El Okla, a Bab Saaida (leste), a Bab Mqare, a Bab Ejjyafe (norte), a Bab Nouader (oeste), a Bab Toute e a Bab Remouz (ao sul). A medina também possui casas brancas com detalhes em verde e souks bem separados de acordo com os produtos vendidos.

Centro de Arte Moderna de Tetuan: é um pequeno museu de arte moderna dos anos 50 até os dias atuais, com entrada gratuita. O prédio, todo pintado de branco e com arcos no estilo marroquino, foi um dia a antiga estação de trem da cidade.

Museu Arqueológico: local onde se expõe a história antiga da cidade, incluindo as estatuetas de bronze romanas, os mosaicos de luxo e as coleções de moedas do período púnico. 

Feddan Park: é uma praça situada a 5 minutos do centro de Tétouan, que da uma magnífica vista para a medina e para as casas na colina. É o local ideal para fazer um passeio relaxante ao pôr do sol. Se estiver de carro, há um estacionamento bem abaixo da praça.

A 10 minutos a pé desta praça, chega-se a uma outra chamada Praça Hassan II  e ao Palácio Real, com uma fachada muito bonita, e que é apenas um dos diversos palácios que o rei possui nas principais cidades de Marrocos.

Dar El Oddi: é um museu que começa a contar história já pelo prédio em si, ornamentado com pisos e azulejos marroquinos. Mas ele também abriga uma bela exposição de fotos, cartazes promocionais, selos, cartões postais, mapas e outros itens que contam a história de Tétouan.

Dar Sana: é uma escola de artes e ofícios construída no estilo neo-árabe. Ela está localizada perto da porta Bab El Okla e costuma ter exposições das obras dos alunos.

Jardim Riad Al Ochak (ou Riyad Al Ochak): é um jardim de dois hectares criado em 1929, sendo uma réplica dos famosos jardins do Palácio de Alhambra em Granada. Possui canteiros coloridos, árvores majestosas, várias fontes e lagos e é muito visitado ao final das tardes.

Curtumes de Tetuão: são locais tradicionais para o processamento do couro. Este trabalho começou a ser feito há muitos séculos atrás em Marrocos e o processo não mudou muito nos dias atuais. Além de ser um trabalho duro, também é mal cheiroso.

A entrada é feita por um pequeno portão, logo antes de sair da Medina, na via Bab Mkabar. Este curtume não é famoso, coloridos e grande como os da cidade de Fès, mas ainda assim é um bom lugar para visitar enquanto estiver andando pela cidade.

Cemitério Judeu de Tetuão: este cemitério tem mais de 500 anos e aproximadamente 35.000 lápides, tornando-se o maior cemitério judeu de Marrocos. Inclusive Tétouan tem um bairro judeu chamado Mellah, também conhecido como “Pequena Jerusalém”.

Entre os enterrados no cemitério, está o rabino Isaac Bengualid (1777-1870). Bengualid nasceu em Tétouan e era herdeiro de uma ilustre família rabínica que veio de Castela para Marrocos, após a expulsão da Espanha em 1492. 

Todos os anos, quatro dias antes de Purim, no aniversário da morte do rabino Bengualid, peregrinos de todo o mundo vão até o seu túmulo para celebrar. O cemitério é aberto ao público.

Praça Moulay El Mehdi: praça onde está situada a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, construída em 1919. Esta igreja católica tem um papel social em Tétouan, servindo como centro cultural e dando apoio aos imigrantes.

Royal Golf de Cabo Negro: projetado na tradição britânica, este campo de golfe possui 18 buracos, localizado em meio a diversas árvores de essências mediterrâneas.

Marina Smir: é uma luxuosa marina, situada numa posição privilegiada com vista para o Mediterrâneo e com capacidade para mais de 450 postos de ancoragem.

Ela possui dois centros de mergulho e na costa de Tétouan em geral é possível praticar diversas atividades aquáticas, como: esqui aquático, surf, jet ski, vela, windsurf, pesca e banana boat.

Martil: está a apenas 10 km de Tétouan e é uma estância balnear com um longo calçadão à beira-mar. A praia é bastante grande e se estende desde Cabo Negro, no norte, até Azla, perto do Cabo Nazari, no sul. Sua posição estratégica foi explorada pelo exército colonial espanhol e fortificações foram construídas para monitorar a região. Nas últimas décadas, cresceu dramaticamente, com melhorias significativas para promover o turismo.

Fnideq: está situada a 30 km de Tétouan e é uma estância balnear, com alguns hotéis e com uma praia de areia fina e mar tranquilo.

Tamuda Bay: a praia de Tamuda Bay fica a 20 km de Tétouan. O local caracteriza-se pelas suas colinas cobertas de florestas verdes, com vista para o azul translúcido do Mediterrâneo. 

Este novo resort, localizado na costa M’diq–Fnideq, abrange uma área de cinquenta hectares, com hotéis projetados para oferecer luxo e descanso. Integra o campo de golfe e a Laguna Smir, uma lagoa onde é possível observar muitas espécies de aves migratórias. 

A área conta também com um parque aquático, diversas lojas, bares e restaurantes, que ficam abertos principalmente durante o Verão.

A praia de Tamuda Bay também oferece centros de talassoterapia e centros de fitness, com piscina, praia privada, sauna e banho turco (hammam).

Tétouan: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)