Passeio de Camelo no Deserto do Saara

Camelos e dromedários: Qual a diferença?

Saber qual a diferença entre camelo e dromedário é algo que interessa muita gente. É um assunto que às vezes ocorre, e que muita gente não sabe responder. Na verdade, apesar dos dois animais pertencerem à mesma família, os camelos e dromedários são diferentes, e podem ser diferenciados muito facilmente. Está sempre a confundir camelos com dromedários? É muito fácil de fazer a distinção entre estes “cavalos do deserto“.

Dromedário e camelo

Existem dois tipos de dromedário e camelo: o camelius bactrianos e o camelus dromedarius (camelo árabe) e têm pelo menos um aspeto físico bem visível que mostra que são diferentes: o número de bossas.

Foto com dois animais lado a lado para saber a diferença entre camelos e dromedários
Foto com dois animais lado a lado para saber a diferença entre camelos e dromedários

Diferença entre camelo e dromedário

O camelo tem duas bossas e o dromedário tem uma só bossa. Os dromedários estão quase extintos em estado selvagem, portanto os que existem estão domesticados. Os únicos dromedários em estado selvagem podem encontrar-se alguns nas zonas áridas da Austrália.

Localização geográfica

Mapa com a localização de camelos e dromedários no Mundo
Mapa com a localização de camelos e dromedários no Mundo

Camelus dromedarius e Camelus bactrianus

Animais lado a lado para saber a diferença entre camelo e dromedário

Podemos verificar as diferenças mesmo na quantidade de pelo. À esquerda temos a cabeça de um dromedário, e à direita temos a cabeça de um camelo.

Falta mencionar que quer o animal dromedário quer o animal camelo, ambos dão lã. Seja dromedário ou camelo, ambos são resistentes ao calor e ao frio. Incrível não acha?

O dromedário é também um camelo. Ficou confuso? É que o animal pertence à classe dos camelídeos e o seu nome científico é camelius dromedarius (dromedário camelo).

Os dromedários do Mali, de cor branca são muito mais altos do que os dromedários ditos normais, das Arábias.

Para que servem as bossas dos camelos?

Dromedário e camelo lado a lado para comparar os dois animais
Dromedário e camelo lado a lado para comparar os dois animais

Ao contrário do que genericamente se pensa, as bossas não acumulam a água que o animal ingere. São pedaços de reserva de gordura que lhes dá energia e forças quando passam muito tempo sem ingerir alimento. É também uma defesa do corpo para se proteger quando fazem travessias em zonas muito quentes.

A gordura fica assim concentrada numa só zona, sendo usada mais facilmente para dar energia ao corpo do animal. Quando o animal está bem alimentado, a bossa está mais rija e elevada. No final de uma longa viagem estará sempre mais magra, isto se o camelo não parar para comer e beber.

Obviamente que a eficiente retenção de água é também um fator para estes animais aguentarem percursos longos, em sítios quentes, sem ingerirem líquidos. Os camelos podem ingerir até cerca de 200 litros de água de uma só vez!

Em Marrocos, será que há camelo ou dromedário? Bem, no Médio Oriente e no norte de África os dromedários, usados como meio de transporte, usam uma sela especialmente feita para o seu dorso, chamada e rahla. Na Turquia, Irão, Ásia Central, Mongólia e China, há os ditos camelos.

O corpo destes animais está totalmente adaptado a climas e regiões arenosas e desérticas. O pelo protege-os do frio, mas cai no Verão para lhes dar mais frescura. As patas ficam mais largas quando tocam no chão para não se afundarem na areia. E conseguem cerrar as pálpebras e fechar as narinas para evitar a entrada de areia no meio de uma tempestade.

Estes animais têm um sentido de orientação incrível. Conseguem detetar água ao longe – quase a 50 quilómetros de distância – e conseguem muitas vezes salvar pessoas que se perdem no deserto, depois de apanharem tempestades de areia.

Sabia que a esperança de vida de um camelo dromedário é de 40 a 50 anos? Há quem diga que o animal dromedário é mais dócil, outros dizem que o camelo-bactriano é mais calmo. Ainda assim, é sabido que quando o camelo se irrita com algo pode cuspir para quem estiver à sua frente. E tem boa pontaria, por isso tenha cuidado! Bem, sem dúvida que depois deste nosso artigo de curiosidades, você já sabe bem quantas corcovas possui um dromedário! É só uma! E quantas corcovas tem um camelo? Duas! E sabia como se chama um um conjunto de camelos em português? Cáfila. Uma palavra que vem do árabe.