Os cavalos marroquinos são de raça berbere e existem há muitos séculos na zona entre Líbia e Marrocos. Têm constituição robusta e temperamento fogoso, mas também podem ser animais calmos.
São cavalos inteligentes, robustos, com cabeça longa e comprimento mediano. As crinas são fortes e as cores de pêlo mais usuais são os castanhos (escuro e claro), o preto e tordilho (cor de tordo, ou seja, preto mas onde sobressaem manchas brancas).
Não é uma opinião unânime mas são alguns estudos que dizem que os cavalos berberes descendem de cavalos selvagens, da área do norte de África, que sobreviveram à era glaciar.
Os cavalos sempre fizeram parte da vida do homem e isso comprova-se com as pinturas rupestres que se encontram em vários locais do mundo. A Argélia é um dos países que tem essas pinturas que comprovam o convívio entre estes animais e os homens da Pré-História.
Vídeo do cavalo marroquino
Ainda outros estudos provam que o cavalo berbere é uma raça do Magrebe. E também aqui é algo provado com pinturas rupestres e monumentos onde os animais aparecem, entre a Líbia e Marrocos.
Portanto, podemos mesmo referir-nos a estes cavalos, como marroquinos. Pensa-se que terá começado na Pré-História a domesticação dos cavalos que, até então, eram selvagens.
A criação dos animais era feita para que os homens pudessem ir à caça, os ajudassem no trabalho e também foram preciosa ajuda, e transporte, em guerras. Aliás, sabe-se que, no século VII, foram exportados para a Europa, para serem usados na guerra pela Grã-Bretanha.
Claro que, nos dias de hoje, os cavalos marroquinos ainda são muito usados no trabalho dos habitantes, principalmente os das terras mais altas, das Montanhas do Atlas e em campos rurais durante o trabalho.
Mais tarde, depois de aperfeiçoada a domesticação do cavalo para trabalho e caça, o animal, que mostra grande inteligência e rápida aprendizagem, começou também a ser usado em espectáculos.
Em Marrocos, mais precisamente Marraquexe, existe actualmente um espectáculo que pode assistir: o Fantasia, Chez Ali Marrakech. Este mostra o lado artístico dos cavalos marroquinos. Com os cavaleiros a fazerem acrobacias em cima dos cavalos. É uma das maiores atracções desse espectáculo que apresenta a cultura marroquina.