Marrocos parece estar determinado a construir sobre o sucesso e a popularidade que os Atlas Lions alcançaram durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar para atingir as ambiciosas metas de turismo do país.
A estratégia do Ministério do Turismo do Marrocos visa atrair 17,5 milhões de turistas em três anos e posicionar o Marrocos entre os dez principais destinos turísticos do mundo até 2026.
Levando em consideração o impulso positivo que o Marrocos tem desfrutado graças ao desempenho de sua seleção nacional no Catar, a Alta Comissão de Planejamento (HCP) projeta um crescimento de 51,3% no setor de turismo no primeiro trimestre de 2023.
A HCP também espera que o número de chegadas de turistas e pernoites triplique durante o mesmo período, e que as receitas de viagens quadrupliquem.
Ao apresentar a estratégia de turismo do Marrocos para 2023-2026 na terça-feira, o Diretor-Geral do Escritório Nacional de Turismo do Marrocos (ONMT), Adel El Fakir, destacou o interesse do país em capitalizar o sucesso dos Atlas Lions para promover o Marrocos como um destino turístico.
El Fakir acrescentou que a jornada de conto de fadas do Marrocos no Catar teve um impacto positivo na atividade turística do país, observando que o número de chegadas de turistas aumentou 40% quarenta dias após o fim do torneio.
Um relatório recente da CARMA, provedora de inteligência de mídia sediada em Dubai, relatou uma melhoria significativa na percepção global do Marrocos após a Copa do Mundo, destacando que é uma oportunidade para o país “capitalizar o impulso positivo e o aumento do turismo e negócios”.
O relatório indicou que a popularidade do Marrocos em sites de turismo atingiu o pico, com visitas a Morocco.com aumentando 99%. Enquanto isso, visitmorocco.com e Tripadvisor Marrocos registraram um aumento de 34% e 154%, respectivamente.
A seleção nacional marroquina emergiu como o “azarão” mais querido da Copa do Mundo de 2022, desafiando todas as probabilidades e se tornando a primeira nação árabe e africana a alcançar as semifinais do torneio.
O sucesso da equipe marroquina foi comemorado efusivamente na África e no mundo árabe, e fez manchetes em todo o mundo.