Mais de 12.000 marroquinos residentes no exterior partiram de Marrocos para seus países hospedeiros através do porto de Al Hoceima, de acordo com dados do porto.
Durante a fase de retorno da Operação Marhaba, mais de 11.000 passageiros e 2.800 veículos passaram pelo porto.
O aumento substancial no número de marroquinos retornando aos seus países estrangeiros é atribuído, em parte, ao término da temporada de férias de verão, afirmou Adil El Bardi, Diretor do porto de Al Hoceima.
El Bardi enfatizou a popularidade contínua do porto entre os marroquinos de todo o mundo que retornam à sua terra natal.
Desde o início da Operação Marhaba até 18 de agosto, o porto de Al Hoceima recebeu mais de 25.000 passageiros e 6.300 veículos.
El Bardi também ressaltou o aumento substancial no volume de passageiros e veículos transitando pelo porto de Al Hoceima em 2023. Um impressionante total de 42 viagens foi registrado até agora, em comparação com 31 no mesmo período do ano anterior.
Para garantir o sucesso da Operação Marhaba 2023, El Bardi assegurou que todos os recursos humanos e logísticos do porto foram totalmente mobilizados.
A operação, que está programada para continuar até 15 de setembro, tem como objetivo garantir uma transição tranquila dos viajantes da Europa para o Marrocos.
A Operação Marhaba 2023 quebrou recordes anteriores, com mais de 700.000 passageiros e aproximadamente 176.000 veículos atravessando dos portos espanhóis para Marrocos.
O número de veículos marca um aumento de 3,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o total era um pouco mais de 170.000 veículos.